12/10/2008

Por que é bom investir na Bolsa?

Por Fábio Trindade
Com o histórico recente de alta lucratividade em pouco tempo, muitos brasileiros começam a considerar o investimento em Bolsa de Valores como forma de aumentar os ganhos, mesmo sem conhecer exatamente o funcionamento do mercado financeiro. No entanto, o primeiro passo para investir com segurança é saber que o mercado de ações apresenta riscos de lucro ou prejuízo, que podem ser maiores ou menores de acordo com o grau de agressividade do investidor e conjunturas da economia local e mundial.
Para o economista formado pela PUC-Campinas Davitor Scorsato, mesmo diante das instabilidades desse tipo de investimento, o mercado de ações pode ser um bom negócio. “O investidor precisa ter consciência de que a Bolsa de Valores é tipicamente um investimento de longo prazo”, afirma. “Respeitando essa premissa básica e tendo disciplina, as possibilidades de ganho são praticamente certas.”
Também para Maryse Farhi, professora e economista da Unicamp, o investimento na Bolsa é bom negócio, pois no longo prazo os ganhos no mercado de ações são muito maiores do que o resultado de um investimento em renda fixa. Uma boa estratégia para aproveitar esses ganhos, segundo ela, é saber selecionar os papéis com projeção de alta. Mas há outras alternativas. “Um momento de crise como este pode também ser bom negócio”, diz. “Enquanto a maioria dos investidores se desespera e vende ações, aquele investidor mais atento pode aproveitar para entrar na Bolsa e comprar papéis a preço de banana.”
E para quem ficou animado com as perspectivas de ganhos na Bolsa de Valores, Davitor dá mais alguns conselhos. Ele diz que o mercado financeiro é um constante sobe-e-desce, e ganha mais dinheiro aquele investidor que sabe exatamente o melhor momento de tomar uma decisão de compra ou venda. “Invista em ações apenas o dinheiro que não está comprometido a curto prazo, e não se desespere logo nas primeiras perdas”, afirma. “Como se diz normalmente no meio financeiro, ‘dinheiro de bolsa não pode ser o dinheiro do leite, e sim o dinheiro do whisky’.”

Nenhum comentário: