08/10/2008

Por que o preço dos alimentos tem variado?

por Cristiane Balloni
A mudança no preço dos alimentos nos últimos quatro meses deve-se ao aquecimento da economia e pela incorporação do consumo de certos produtos por parte da população mais pobre. Essa oscilação de preços se transformou em um dos maiores desafios mundiais e foi motivo de manifestações preocupadas de organismos como a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.
No Brasil, a inflação dos alimentos atingiu 14,6% em 12 meses terminados em julho, o que correspondeu a mais que o dobro da inflação geral, de 6,2%. Itens como a carne bovina, o óleo de soja, o arroz branco, a batata-doce e os derivados do trigo foram os que mais sofreram reajustes.
O economista Antonio Carlos Lobão explica por que isso acontece. “Existe um tempo entre a oferta e a demanda. A demanda pode oscilar rapidamente enquanto a oferta não consegue acompanhar essa oscilação”, diz. “Isso gera grandes aumentos ou grandes quedas de preços.”
Os dados inflacionários de agosto parecem confirmar a alta variação de preços. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou que a prévia da inflação oficial brasileira caiu praticamente pela metade na passagem de julho para o mês seguinte graças principalmente pelas despesas com alimentação. Em agosto, o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15) subiu 0,35% -- em julho, a alta foi de 0,63%. Com esse resultado, o índice acumula 4,69% em 2008, ainda acima do igual período do ano anterior (2,85%).
O economista disse que essa instabilidade não tem previsão para acabar. “A gente não pode esquecer que os alimentos estão sujeitos a variações do clima e à especulação. Isso tudo faz com que os preços sempre estejam mudando.”

Nenhum comentário: