29/10/2008

Por que a queda do dólar afeta as exportações?

por Aline Ramos
Exporta-se menos e importa-se mais. Esses são os principais reflexos econômicos quando se fala da relação entre a queda do dólar e as exportações brasileiras.
A baixa cotação da moeda americana tem dois efeitos opostos. Por um lado, com a queda, as empresas têm condições de renovar o parque industrial e comprar máquinas. Por outro, as companhias brasileiras sofrem a concorrência dos produtos estrangeiros e os exportadores recebem remuneração menor, já que os produtos nacionais ficam, em tese, mais caros lá fora, o que desestimula vendas e, por conseqüência, o lucro obtido.
Pedro de Miranda Costa, professor de economia da PUC-Campinas, economista formado pela Unesp e mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar, confirma que uma queda no valor da moeda americana é desfavorável para as exportações, mas revela que “não se pode dizer que uma queda fará com que as exportações diminuam, pois existem outros fatores, além do dólar, que influenciam a desvalorização da moeda americana”.
Ele também revela que existem políticas de incentivos na forma de isenções ou suspensão de impostos de produtos destinados ao mercado externo para tentar amenizar os efeitos de uma valorização do real. Outras formas são os ACC (Adiantamentos de Contrato de Câmbio). “Essas medidas permitem duas coisas: que o exportador receba antecipadamente o valor exportado e que troque os dólares por reais a um preço mais vantajoso para ele”, complementa.
O quadro da economia atual, porém, apresenta a alta do dólar, e isso, em princípio, é favorável aos exportadores. Mas já existe grande preocupação com a exportação de produtos, uma vez que essa alta da moeda americana está num contexto de crise econômica global, que pode afetar, e já está afetando, tanto o crédito aos exportadores como a demanda externa.
Do ponto de vista econômico, uma moeda é como se fosse outro produto qualquer. Se a procura por ele é grande, ou se há pouca oferta, seu preço sobe. No caso do dólar, sua alta está relacionada com o volume de entrada da moeda versus o de saída – que tem sido muito maior, já que investidores estrangeiros têm deixado o país por causa da crise mundial –; além deste, há outros fatores, como volume de exportações, pagamentos de juros, remessas de lucros por empresas multinacionais, volume de investimentos estrangeiros, aumento do risco-país entre outros que têm conseqüências diferentes para a economia.

Nenhum comentário: