08/10/2008

Por que o aumento dos juros não assusta empresários?

por Fábio Trindade
A tendência de aumento dos juros e da inflação em 2008 parece não afetar as previsões dos empresários em relação à alta no faturamento para o terceiro trimestre do ano. Segundo a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial, 90% dos entrevistados acreditam que não sofrerão quedas em seu faturamento, sendo que quase 70% esperam alavancar o rendimento, já que o aumento de consumo da população brasileira cresce cada dia mais. Foram entrevistados 1010 executivos (presidentes, diretores e economistas-chefes) de empresas dos setores de indústria, comércio, serviços e instituições financeiras do país, entre os dias 2 e 10 de junho deste ano.
Segundo estudo recente feito pela LatinPanel, divulgado no final de agosto, os níveis de consumo dos brasileiros cresceram em todos os sentidos de 2006 para 2007. O volume médio subiu um ponto percentual, enquanto o gasto médio aumentou 6%.
Para o economista André Martins Biancareli, professor de economia do Instituto de Economia da Unicamp, esse não é um cenário favorável para o país. “O Banco Central não gostaria que esse aumento de consumo continuasse ocorrendo, já que existe inflação de demanda no país", diz. "O problema é que um dos fatores que contribuem para o aumento do consumo é o crédito no mercado, que cada vez mais está mais fácil de conseguir.”
Algumas alternativas estão sendo propostas para tentar segurar esse crescimento de consumo, que pode ser seguido de inadimplência. Primeiramente, uma avaliação mais rigorosa em relação à liberação de crédito para os consumidores, analisando o histórico no mercado. Também se estuda a limitação do número de parcelas, diminuindo as taxas de juros em cima de juros e permitindo controle maior ao consumidor de suas dívidas. Mas Biancareli afirma que enquanto a sociedade brasileira não conseguir ser mais organizada com seu dinheiro, sempre sofreremos com problemas como esse. "Indiferentemente do que se faça no mercado econômico.”

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